SEJA BEM-VINDO!

Nossa equipe está à disposição para auxiliá-lo na elaboração da sua declaração do imposto de renda.

Deixe seus comentários em nosso blog ou envie suas DÚVIDAS para o e-mail: ajusteanual@gmail.com.

Conte conosco!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

IR 2011: prazo para entregar declaração acaba em uma semana


O prazo para declarar o Imposto de Renda 2011 termina em uma semana, na próxima sexta-feira, 29. A Receita Federal já divulgou que não haverá prorrogação do prazo.

A expectativa da Receita é que 24 milhões de contribuintes entreguem a declaração neste ano.
Veja quais são as mudanças na declaração do IR

Fique de olho no que mudou em 2011, para não cometer erros que podem ser facilmente evitados. A Receita está cada vez mais exigente em sua avaliação das declarações, o que tem levado a um forte aumento no volume de declarações retidas na malha fina.

A mudança no programa de declaração começa pelo layout. Além disso, outras alterações foram feitas:

* Rendimentos recebidos acumuladamente – existe um campo específico para informar valores de rendimentos recebidos de ações judiciais por exemplo
* Declaração de imóveis – há espaço para o contribuinte informar o quanto pagou em comissões para corretores de imóveis
* Aluguel – agora existe a possibilidade de incluir o CNPJ, caso o contribuinte receba aluguel de pessoas jurídicas. Antes só era permitido informar o CPF
* Casal homoafetivo - casais do mesmo sexo podem declarar companheiro (a) como dependente do IR, desde que possam comprovar essa situação
* Declaração de saída definitiva – o programa, além da Declaração de Ajuste Anual, permite que o contribuinte faça a declaração de saída definitiva também
* Recibo em duas vias – para garantir a segurança do contribuinte, o recibo será impresso em duas páginas, para evitar que o número do recibo (que estará em apenas uma das vias) caia em mãos erradas ou seja usado de forma ilegal.

Assim como no ano passado, para ajudar o contribuinte e sanar dúvidas pontuais, a Receita disponibiliza uma espécie de manual, com perguntas e respostas e um passo a passo de como preencher, gravar, enviar a declaração.

A partir deste ano, não é mais permitida a declaração em formulário de papel. Os documentos, preenchidos apenas de maneira eletrônica, podem ser enviados via internet ou salvos em disquete e entregues nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
Saiba o que fazer se enviar sua declaração com erro

Se, na pressa, você perceber que houve qualquer erro na sua declaração, não perca tempo e reenvie o arquivo com as devidas alterações, selecionando o campo específico do formulário que indica se tratar de uma declaração retificadora.

Até o dia 29 de abril, é possível retificar e até alterar o modelo de envio, de completo para simplificado ou vice-versa. O prazo final para retificação, no entanto, termina em cinco anos, mas aí sua restituição poderá demorar muito para ser liberada, e a declaração pode cair na malha fina antes de corrigida.
Quem atrasa a declaração paga multa mínima de R$ 165,74

Para não atrasar, planeje-se: o sistema da Receita Federal recebe as declarações até as 23h59min59seg de 29 de abril, sendo que a partir da 0h o envio já é considerado com atraso e o contribuinte terá que pagar uma multa. Esse horário vale para declarações pela internet.

Quem entregar em disquete deve levar o material até uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil no horário de funcionamento dos bancos.

A multa mínima pelo atraso da declaração do IR 2010 é de R$ 165,74, e a máxima está limitada a 20% do imposto devido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aposentados e pensionistas!

Essa área do blog é destinado a aposentados e pensionistas do INSS. É através dela que você pode esclarecer suas dúvidas no preenchimento da declaração de ajuste anual. Envie a sua pergunta para nosso e-mail que iremos analisar e responder o seu questionamento.
ajusteanual@gmail.com